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Prémio Fernando Pó

Transcrição da Nota da Missão Permanente da República da Guiné Equatorial junto da CPLP:

 

A Missão Permanente da República da Guiné Equatorial junto da CPLP

LISBOA- PORTUGAL

 

"PRÉMIO DE INVESTIGAÇÃO FERNANDO PÓ"

Lisboa, 1 de dezembro de 2015

A  Missão Permanente da Guiné Equatorial junto da CPLP declara encerrado o período de candidaturas para o "Prémio de Investigação Fernando Pó", em conformidade com a convocatória feita no dia 15 de outubro.

Fernando Pó, Português do século XV, que foi o primeiro a navegar pela costa dos Camarões, na costa ocidental de África, em 1472, descobriu as ilhas do Golfo da Guiné, uma das quais, até aos fins do século XIX, tomou o seu nome - Ilha de Fernando Pó. Hoje em dia, a ilha chama-se Bioko, e faz parte da República da Guiné Equatorial.

 

 

Barómetro Telecomunicações - Internet

Apresentação

Criado em 1997, o Barómetro Telecomunicações, estudo regular da Marktest para o sector, tem procurado proporcionar aos nossos clientes uma visão global, abrangente e evolutiva dos comportamentos, atitudes e perceções que o consumidor português tem face às telecomunicações.

Anualmente o estudo tem sofrido as adaptações necessárias à atualização que se impõe, em virtude das modificações que o próprio sector tem imprimido ao longo destes anos. Não só a nível metodológico como a nível da informação disponibilizada, o Barómetro Telecomunicações tem procurado também realizar anualmente uma atualização dos indicadores, tal como adaptar-se a uma nova realidade que assenta na convergência de múltiplas plataformas: voz fixa, voz móvel, internet e tv.

Desde o seu inicio, que o Barómetro das Telecomunicações que tem mantido a sua metodologia em vigor, através do método da entrevista telefónica (Cati System). Em 2007, o Barómetro Telecomunicações apresentou uma nova metodologia de recolha, metodologia de recolha mista (móvel+fixo), com o recurso a entrevistas telefónicas realizadas para a voz móvel, como resposta ao facto de existir uma elevada presença de lares sem serviço de voz fixa. Nos últimos 10 anos, o sector das telecomunicações em Portugal tem sofrido profundas alterações, nomeadamente com o surgimento de novas potencialidades e serviços inovadores por parte dos operadores de telecomunicações, é o caso das ofertas 2play, 3play, 4play. Estas ofertas tentam posicionar-se como diferenciadoras e competitivas, nomeadamente na divulgação constante de novas aplicações e funcionalidades associadas a cada um dos serviços.

Uma das últimas apostas dos operadores das telecomunicações está assente na mobilidade, que passa pela disponibilização de várias opções de acesso a conteúdos, seja no ‘smartphone', ‘tablet', computador ou televisão.

Por outro lado, no contexto actual de condições económicas desfavoráveis, encontra-se a oferta de pacotes de serviços de TV e Voz Fixa de gama mais baixa, direcionados aos clientes que foram afectados pelo desligamento do sinal analógico.

 

Imigrantes têm impacto positivo na economia portuguesa

Os contributos dos imigrantes para a economia portuguesa são positivos. Os 395 mil estrangeiros que residem em Portugal criam emprego, estimulam a demografia, contribuem para a Segurança Social e para a receita fiscal e trazem ideias inovadoras para o país.

Há vários tipos de migração, explica o professor da Universidade de Lisboa, Jorge Malheiros. A migração económica, em que a vinda é preparada à procura de melhores oportunidades, é a que maior expressão tem na população e com impactos directos e indirectos na economia. Em Portugal, não é diferente. "Os imigrantes podem estimular a demografia, contribuindo para um envelhecimento mais lento da população", diz o especialista. Não apenas pelo número de novos nascimentos mas pelo aumento da população activa, uma vez que a população estrangeira é, na maioria, mais nova e mais qualificada do que a portuguesa. Desta forma, também aliviam a Segurança Social no pagamento de pensões, acrescenta Jorge Malheiros.

De acordo com o mais recente estudo do Observatório das Migrações, do total de nascimentos ocorridos em Portugal em 2012, cerca de 10% eram filhos de mãe estrangeira (8.761). Uma década antes, a percentagem era de 6%.Outro efeito é o facto de os imigrantes, sobretudo nas cidades, representarem uma "geração de novas ideias", explica Jorge Malheiros. "Contribuem ao nível da criatividade e da inovação e a diversidade de ideias também estimula a economia", refere o especialista.

 

A confiança dos consumidores portugueses atingue o nível máximo desde 2006

  • índice de confiança em Portugal cresce quatro pontos no primeiro trimestre de 2015 e mantém a tendência elevada registada no segundo semestre de 2014
  • A segurança profissional mantem-se como a principal preocupação dos portugueses

Lisboa, 19 de maio de 2015 – Portugal é uma das grandes revelações do mais recente Estudo Global de Confiança dos Consumidores elaborado pela consultora Nielsen, ao aumentar em até quatro pontos a confiança dos seus consumidores no primeiro trimestre de 2015, para um valor total de 59 pontos. É o terceiro trimestre consecutivo em alta registado pelo país, que atinge o seu valor máximo desde 2006.

Portugal, à semelhança do que acontece em Espanha, que também aumentou o índice de confiança do consumidor em quatro pontos e atingiu o seu valor máximo desde 2010, acelera a recuperação da sua confiança acima do conjunto da União Europeia, que subiu apenas um ponto relativamente ao trimestre anterior, passando de 76 para 77 pontos. No entanto, a confiança europeia recuperou nestes três primeiros meses do ano o percurso positivo perdido no fim de 2014, quando o seu índice caiu dois pontos.

 

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