Apresentação
Criado em 1997, o Barómetro Telecomunicações, estudo regular da Marktest para o sector, tem procurado proporcionar aos nossos clientes uma visão global, abrangente e evolutiva dos comportamentos, atitudes e perceções que o consumidor português tem face às telecomunicações.
Anualmente o estudo tem sofrido as adaptações necessárias à atualização que se impõe, em virtude das modificações que o próprio sector tem imprimido ao longo destes anos. Não só a nível metodológico como a nível da informação disponibilizada, o Barómetro Telecomunicações tem procurado também realizar anualmente uma atualização dos indicadores, tal como adaptar-se a uma nova realidade que assenta na convergência de múltiplas plataformas: voz fixa, voz móvel, internet e tv.
Desde o seu inicio, que o Barómetro das Telecomunicações que tem mantido a sua metodologia em vigor, através do método da entrevista telefónica (Cati System). Em 2007, o Barómetro Telecomunicações apresentou uma nova metodologia de recolha, metodologia de recolha mista (móvel+fixo), com o recurso a entrevistas telefónicas realizadas para a voz móvel, como resposta ao facto de existir uma elevada presença de lares sem serviço de voz fixa. Nos últimos 10 anos, o sector das telecomunicações em Portugal tem sofrido profundas alterações, nomeadamente com o surgimento de novas potencialidades e serviços inovadores por parte dos operadores de telecomunicações, é o caso das ofertas 2play, 3play, 4play. Estas ofertas tentam posicionar-se como diferenciadoras e competitivas, nomeadamente na divulgação constante de novas aplicações e funcionalidades associadas a cada um dos serviços.
Uma das últimas apostas dos operadores das telecomunicações está assente na mobilidade, que passa pela disponibilização de várias opções de acesso a conteúdos, seja no ‘smartphone', ‘tablet', computador ou televisão.
Por outro lado, no contexto actual de condições económicas desfavoráveis, encontra-se a oferta de pacotes de serviços de TV e Voz Fixa de gama mais baixa, direcionados aos clientes que foram afectados pelo desligamento do sinal analógico.