Apesar do notório aumento das referências ao Primeiro-ministro e ao líder do PS na última semana, José Sócrates foi no entanto o político mais mencionado nos social media.

A saída de José Sócrates do Estabelecimento Prisional de Évora e a sua prisão domiciliária sem pulseira eletrónica e com vigilância policial, a 7 de Setembro, trouxeram o nome do antigo Primeiro-ministro de novo ao topo da lista das personalidades mais mencionadas em sites como Facebook, Twitter, Google+, Instagram, Blogs, Fóruns, Youtube e Notícias RSS.

Mesmo o debate entre Passos Coelho e António Costa, que decorreu no dia 9, viria a ter menor repercussão nas redes sociais. Sendo notório o seu efeito tanto nas menções a Passos como a Costa, a verdade é que, no período de 7 a 13 de Setembro de 2015, foi José Sócrates o mais mencionado nestes sites.

Tomando como referência o total de menções ocorridas neste período relativas a políticos nacionais, José Sócrates motivou 30% das referências, Pedro Passos Coelho 27%, António Costa 25% e outros políticos 18%.

Alargando o âmbito temporal da análise, vemos que os resultados obtidos por António Costa constituem o seu maior "pico" diário desde o início do ano.

Também no caso de José Sócrates, o maior "pico" diário ocorreu nos últimos dias, com maior relevância no dia seguinte à sua transferência de Évora para prisão domiciliária.

Quanto a Pedro Passos Coelho, este foi o segundo momento mais "crítico" do ano, depois de a 3 de Março se ter registado o máximo diário, na altura em que foi tema mais debatido as antigas dívidas do Primeiro-ministro à Segurança Social.

Desde o início do ano até ao momento, foi Passos Coelho o mais mencionado nestes sites, seguido de José Sócrates e de António Costa.

Fonte : Grupo Marketest

http://www.marktest.com/wap/a/n/id~1f7c.aspx

Comentar


Código de segurança
Atualizar