Algumas questões se tem colocado sobre o “MARKETING MIX” das agências imobiliária. Salvo algumas exceções, na sua grande maioria as agências imobiliárias têm um perfil generalista, com uma incidência geográfica.
Esta realidade não deverá ser inibidora de uma Estratégia de Comunicação de Marketing, com base das mesmas premissas do “Marketing Mix”.
Tomemos por exemplo uma agência tradicional, em que o seu produto(imóveis) que comercializa são os imóveis da sua envolvência geográfica. Aqui coloca-se uma questão fundamental, esta agência trabalha diversos perfis de produto, que fazer então?
Neste caso concreto, o estudo de mercado deverá incidir sobre tipo de perfil de produto predominante e assim desenvolver uma Estratégia de Marketing para a linha de produto predominante ou de 1ª Linha, podendo ter uma outra abordagem para uma estratégia marketing diferenciada para uma 2ª linha de produto.
Em todos os casos esta Estratégia de Marketing é substancialmente diferente de "disparar em todas as direções", isto sim é uma das características das empresas não orientadas em termos de Marketing.
A grande diferença no tecido empresarial português, reside no fato da abordagem ser feita na ótica de empresário ou na do tradicional Patrão da velha guarda.
Felizmente a nossa experiência, assenta na evolução gradativa de uma mentalidade empresarial focada na liderança.
L.B.